Node.js

O Node.js® é um interpretador de código JavaScript que funciona do lado do servidor. Esta plataforma permite aos programadores o desenvolvimento de aplicações em rede, em tempo real e de alta escalabilidade, de uma forma simples e rápida. O Node.js é baseado no interpretador V8 da Google.

Sobre

Como um evento assíncrono, Node é projetado para criar aplicativos de rede escalonáveis. No seguinte exemplo "Olá Mundo!", muitas conexões podem ser tratadas simultaneamente. Em cada conexão, o retorno da chamada é acionado, mas se não houver trabalho a ser feito, Node vai repousar.

const http = require('http');
const hostname = '127.0.0.1';
const port = 3000;
const server = http.createServer((req, res) => {
res.statusCode = 200;
res.setHeader('Content-Type', 'text/plain');
res.end('Olá Mundo!\n');
});
server.listen(port, hostname, () => {
console.log(`Server running at http://${hostname}:${port}/`);
});

Isso contrasta com o modelo de concorrência mais comum de hoje em que os threads do sistema operacional são empregados. A rede baseada em threads é relativamente ineficiente e muito difícil de usar. Além disso, os usuários do Node estão livres das preocupações de travamento inoperante dos processos, desde que não há nenhuns travamento. Quase nenhuma função no Node executa diretamente em I/O, portanto, o processo nunca bloqueia. Como nada bloqueia, os sistemas escaláveis são muito razoáveis para desenvolver em Node.

Se algum dessas linguagens não é familiar, há um artigo completo sobre  Bloqueio e Não-Bloqueio (Blocking vs Non-Blocking).

Instalação no Windows

A instalação do Node.js® é rápida e simples. Acessa a página do Node.js® e faça o download da versão "Recommended For Most Users". Está versão é a mais estável e não oferece incompatibilidade.

Se a instalação ocorrer com sucesso, abra o prompt de comando(DOS) ou Power Shell do Windows, e execute: node -v , e verá a versão instalada.


Discussão